terça-feira, 7 de outubro de 2008

Jill Bolte e a ativação do cérebro

Bem, como um dos temas deste espaço é a cura, deixo aqui uma lição e tanto. Há oito anos, a neurocientista Jill Bolte Taylor caiu. Mas não uma queda qualquer. Perdeu metade das funções do cérebro devido a um derrame. Especializada justamente em casos como aquele que lhe acometeu, a Dra Jill conseguiu identificar o que ocorria momentos antes de perder completamente a capacidade de ler, escrever, falar e lembrar-se de qualquer acontecimento. Com esse resquício de lucidez, conseguiu telefonar a um amigo e pedir socorro.
Naquele dia, perdera completamente as funções do lado esquerdo do cérebro. Justamente a parte lógica, racional, que identifica os símbolos e os torna linguagem. Com apenas a porção intuitiva funcionando, a queda da qual Jill experimentou foi muito diferente do que imaginara quando em sua vida científica. Sem as amarras das referências e da mente cartesiana, ela viu o mundo como um único fluxo de energia de paz e a satisfação.
Jill decidiu então "voltar" desse nirvana intuitivo para contar suas experiências. Para isso, moldou novamente seu próprio cérebro. Basicamente através desses nossos velhos conhecidos, os pensamentos positivos. Ou seja, ela orientou o fluxo de pensamentos para reconstruir suas sinapses abaladas, mas dessa vez, de modo consciente. Neste link, há uma tradução para português da palestra: Derrame de Consciência.


Nenhum comentário:

Postar um comentário